Esta erva é utilizada para estimular a energia psíquica e sonhos proféticos. Os Lakotas acreditam que quando Artemísia é queimada faz os maus espíritos irem embora.
Desde os tempos mais antigos que a erva era usada na Europa como remédio contra a fadiga e para proteger os viajantes contra os espíritos malignos e os animais selvagens. Os índios ainda usam a Artemísia hoje em dia para fins espirituais. Usam a erva para purificação do espírito, para dispersar doenças e forças negativas. Maços de folhas de cálamo com Artemísia ainda são usados na Ásia como talismãs durante o Festival do Barco do Dragão.
Efeitos
A Artemísia dá-te um estímulo ligeiro e agradável que depende da dose e da sensibilidade da pessoa. A Artemísia é supostamente boa para a indução de sonhos lúcidos e viagens astrais. Fumar a Artemísia, comer a planta ou ingerir a tintura antes de dormir aumenta supostamente a intensidade dos sonhos, a capacidade de controle dos mesmos, e ajuda a recordar os sonhos após acordar.
Uso Medicinal:
Muitas pessoas usam a erva de diferentes maneiras para ajudar a curar tudo desde constipações e bronquite a problemas de estômago. Muitas mulheres usam para alívio das dores menstruais. O chá de Artemísia combate a anemia, cólica intestinal, cólica menstrual, câimbras, debilidade do estômago, epilepsia, gastrite, diarréias, hidropisias, menstruações deficientes, icterícia, nervosismo e reumatismo.
Colocar em infusão, em um litro de água fervente, 1 colher de sopa de Artemísia, deixe levantar fervura. Desligue o fogo e abafe por dez minutos. Tomar 1 xícara 3 vezes ao dia.